Rampa Pêquêpê Arrábida 2022

Edição especial 40 anos

 A exposição, esta sexta-feira, das viaturas que participam na edição 2022 da Rampa PêQuêPê da Arrábida passa a realizar-se do parque 4 do centro comercial Alegro Setúbal, devido à previsão de condições meteorológicas adversas.

A iniciativa, de entrada livre, permite ao público conhecer as máquinas e interagir com os pilotos que este ano aceitaram o desafio de acelerar na edição especial dos 40 anos da competição organizada pelo Clube de Motorismo de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

As viaturas estão em exposição entre as 15h00 e as 23h00 no parque 4 do centro comercial Alegro Setúbal, local no qual são também realizadas as verificações técnicas dos bólides que participam na prova setubalense de desporto motorizado, realizada com várias parcerias e apoios.

A previsão de condições meteorológicas adversas levou ainda a organização do evento a cancelar a partida simbólica das viaturas em direção à Arrábida, a qual estava prevista decorrer ao final do dia, a partir do Parque Urbano de Albarquel, na frente ribeirinha da cidade.

A competição da Rampa PêQuêPê da Arrábida, prova-rainha do desporto motorizado setubalense, inserida no Campeonato Portugal de Montanha, realiza-se no sábado e no domingo, a partir das 10h00, em edição especial que traz memórias automobilísticas de 40 anos.

A mítica competição desportiva reserva para este ano muitas novidades para comemorar as quatro décadas de existência do evento criado em 1982 pela extinta Secção de Motorismo do Vitória Futebol Clube.

Um dos atrativos, e também novidade, é a realização da “Revival Tour”, que traz à Arrábida algumas das máquinas e dos pilotos que marcam os 40 anos de história do evento setubalense e do automobilismo nacional e internacional, casos de Rui Madeira, com um Ford Sierra RS Cosworth, e Ferreira da Silva, em Ford Escort RS Cosworth.

A Rampa PêQuêPê da Arrábida faz ainda uma homenagem muito especial ao antigo piloto Pedro Queiroz Pereira, ao trazer o Opel Kadett GT/E original que conduziu nas décadas de 70 e 80.

No que respeita à competição, a Rampa da Arrábida, inserida no Campeonato Portugal de Montanha, conta com provas pontuáveis para o Campeonato Portugal de Montanha 1300, Portugal Clássicos de Montanha, Portugal Legends de Montanha e Taça de Portugal de Montanha Kartcross.

Entre todas as competições são esperadas sete dezenas de pilotos a acelerar em potentes máquinas no asfalto da Serra da Arrábida nos dois dias de prova, com quatro subidas diárias, para aquecimento de motores, treino e competição pontuável.

No que respeita ao público, o aliviar das medidas restritivas em função da evolução da pandemia permite o regresso sem condicionamentos dos apaixonados do desporto motorizado, que podem assistir à prova em segurança em cinco bolsas definidas pela organização ao longo do percurso.

A Rampa da Arrábida volta a ter transmissão em direto pelos canais digitais, com mais de dez horas de live stream, com sete câmaras ao longo do percurso com cerca de três quilómetros, o qual, não obstante ajustes pontuais, nomeadamente o aumento em sessenta metros na zona de meta, mantém o circuito inalterado.

A edição especial de 40 anos da Rampa PêQuêPê da Arrábida tem entrada gratuita, com o programa detalhado, informações e novidades da prova automobilista a serem divulgados na página da rede social Facebook do Clube de Motorismo de Setúbal, em https://www.facebook.com/CLUBEMOTORISMOSETUBAL/.