Proteção Civil alerta para risco de fogo devido ao tempo seco e quente

A previsão de tempo quente e seco nos próximos dias, com condições favoráveis ao incremento do risco de incêndios rurais, motiva a adoção de cuidados especiais, adverte o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê uma subida gradual das temperaturas, com máximas que podem atingir os 40 graus Celcius e, pontualmente os 42, adianta um aviso da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
O aumento do risco de incêndios rurais originado pela temperatura é agravado pela humidade relativa do ar baixa e a fraca recuperação noturna, a que acresce o aumento da intensidade do vento a partir de quarta-feira, em especial a partir do período da tarde.
Este quadro meteorológico previsto para próximos dias propicia o perigo de ocorrência de incêndios rurais, assim como dificuldades acrescidas em ações de supressão, em especial no Interior Norte, zona Centro e região do Algarve.
O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção de acordo com a legislação em vigor.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.
Para acompanhar a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias em www.ipma.pt, em www.icnf.pt, ou junto do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal.