26/11/2024
In
Azeitão Institucional, Notícias de Azeitão
Março Mulher 2025 realiza primeira reunião
O Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinalou esta segunda-feira, foi marcado, em Setúbal, pela primeira iniciativa do programa Março Mulher 2025, com a participação das entidades organizadoras.
O dia foi marcado pela primeira reunião alargada do programa Março Mulher 2025, da Câmara Municipal de Setúbal e da SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, seguindo-se a participação numa marcha, às 18h00, que se iniciou no Largo do Intendente, em Lisboa.
Desenvolvido há 31 anos, o Março Mulher, integrado no Plano Municipal para Igualdade e Não Discriminação, agrega um conjunto de atividades que defendem, contribuem e promovem a igualdade entre homens e mulheres.
Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1999, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres tem como principais objetivos denunciar este flagelo à escala global e exigir políticas nacionais e internacionais para a sua erradicação.
De acordo com o Índice de Normas Sociais de Género, elaborado pelas Nações Unidas e que quantifica os preconceitos contra as mulheres nas dimensões política, educacional, económica e de integridade física, quase 90 por cento dos inquiridos têm preconceitos fundamentais contra as mulheres.
Este documento, que abrange 85 por cento da população mundial, mostra que quase metade das pessoas acredita que os homens são melhores líderes políticos do que as mulheres e que duas em cada cinco pessoas acreditam que os homens são melhores executivos de empresas.
Isto aplica-se tanto aos países em desenvolvimento como aos países desenvolvidos e acontece apesar da crescente investigação que demonstra que a plena participação das mulheres só pode beneficiar o desenvolvimento económico.
A conclusão mais preocupante do índice é o facto de 25 por cento da população mundial acreditar que se justifica que um homem bata na sua mulher.