Manel da Horta levou espírito das aldeias ao centro de Azeitão

play-rounded-fill
A Festa do Manel da Horta levou durante três dias o espírito das aldeias a Vila Nogueira de Azeitão, com gastronomia, artesanato e música popular.
Entre sexta-feira e domingo, a iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia de Azeitão, com o apoio da Câmara Municipal, inserida nas 2.as Jornadas de Ambiente de Setúbal, contou com a participação de dezenas de expositores de venda de artesanato e tasquinhas gastronómicas de produtos típicos locais, além de exposições, workshops e oficinas criativas.
Nos expositores presentes no rossio de Vila Nogueira, os visitantes podiam adquirir vinho, queijo, mel, doçaria e produtos hortícolas, artesanais e turísticos da região da Arrábida e Azeitão e das Beiras.
O certame abriu ao fim da tarde de sexta-feira, contando com um espetáculo de música e dança tradicional, com temas do cancioneiro tradicional português e galego, com o grupo Trigalada, e encerrou no domingo, dia em que participou o Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra e no sábado contou com a atuação do Zé da Boina.
Também houve oficinas para aprender a fazer tábuas de queijos, pulseiras com cartão e bijuteria com material sustentável, bem como workshops sobre “Horticultura familiar ecológica – Conhecer os bichinhos da horta”, “Anfíbios e répteis” e “Construção de abrigos para abelhas”, pelo Movimento Azeitão Eco-Consciente, e “Alimentação de animais” e “Limpeza de Animais”, pela Hípica do Convento de São Domingos.
O certame contou ainda com uma exposição de abelhas feitas por crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Azeitão e com ações relacionadas com sustentabilidade dinamizadas pelo Movimento Azeitão Eco-Consciente em parceria com o projeto Mães de Azeitão e o Belcamp Tennis Club.
Hide picture