“Latoaria”: exposição revela arte e ofício
A importância de manter viva a arte de antigos ofícios foi enaltecida esta sexta-feira à tarde pelo vereador da Cultura na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, na abertura da exposição “Latoaria”, patente no Museu do Trabalho Michel Giacometti.
A mostra está naquele espaço museológico setubalense até 2 de junho e dá a conhecer, pela fotografia, objetos e utensílios de trabalho, a arte e o ofício da latoaria pelas mãos dos profissionais retratados Olga Jóia e Jorge Varandas.
Um ofício ancestral que ainda hoje é possível encontrar na cidade, frisou o vereador Pedro Pina, para depois destacar a importância desta atividade, com tendência de recuperação, em particular no contexto da sustentabilidade ambiental.
O autarca enalteceu ainda o facto, aliado ao profundo simbolismo, de esta exposição estar patente no Museu do Trabalho Michel Giacometti, espaço museológico onde estão representados os três setores de atividade económica e que está instalado numa antiga fábrica conserveira setubalense.
“Latoaria” é a primeira iniciativa de um novo projeto de âmbito cultural dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal, designado de Ciclo de Artes de Ofícios, que procura dar contemporaneidade a profissões tradicionais.
A exposição, cuja inauguração contou com a presença de membros do Executivo municipal, reservou ainda a exibição de um documentário audiovisual sobre os dois latoeiros, Olga Jóia, de 84 anos, e Jorge Varandas, de 69 anos.
A mostra “Latoaria” tem entrada gratuita e pode ser vista até 2 de junho no Museu do Trabalho Michel Giacometti de terça a sexta-feira, das 09h30 às 18h00, e aos sábados e domingos, das 14h00 às 18h00.