Joana Luísa da Gama dá nome a largo em Azeitão

No dia em passavam 102 anos sobre o seu nascimento, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de Azeitão e a Associação Cultural Sebastião da Gama inauguraram o Largo Joana Luísa da Gama, situado na intersecção entre as ruas Francisco Gonçalves de Oliveira, da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense e Poeta Sebastião da Gama.
A presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, recordou que Joana Luísa da Gama “dedicou a vida ao amor e manteve Sebastião da Gama como seu companheiro de vida”, assegurando que “o homem e a obra vivessem além do seu tempo” na Terra.
“Hoje vivemos numa sociedade em que escutamos que atrás de um grande homem está sempre uma grande mulher. Discordo em absoluto de tal afirmação e digo que Joana Luísa é a prova antes do tempo de que o caminho é feito lado a lado, sem competição e sem ver quem vai atrás ou na frente”, afirmou.
A autarca agradeceu o trabalho que foi desenvolvido pela associação com a Câmara Municipal, com a realização de várias conferências ao longo dos dois anos em que se comemorou o centenário de Joana Luísa e Sebastião da Gama, as quais permitiram aprofundar o conhecimento da obra do poeta e o reconhecimento do papel que a mulher “teve em toda a sua obra”, tanto na publicada em vida como a título póstumo.
A cerimónia terminou com o descerramento de uma segunda placa, no mesmo largo, com o texto de “Madrigal”, um poema de Sebastião da Gama sobre o amor.
Azeitão
Privacy Overview

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.