Folclore mundial dança em Setúbal

O Folk-Setúbal – Danças e Tradições do Mundo, novo festival de folclore internacional, abre a 18 de julho para animar o concelho durante cinco dias, com a participação de grupos de vários países.
O festival, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pelo Rancho Folclórico de Praias do Sado, assume-se como um encontro multicultural de promoção da interação de grupos de diferentes pontos do mundo, com o objetivo de inscrever o concelho na rota dos principais eventos folclóricos internacionais.
Além de dois grupos de folclore portugueses – Rancho Folclórico de Praias do Sado e Rancho Folclórico Regional e Cultural da Branca, de Coruche – participam na 1.ª edição do Folk-Setúbal três grupos internacionais – Rhythms International Folk Art Club, da Índia, Grupo Folklorico de México Mágico Teocalli, do México, e Art of Culture Society Stevan Strbac, da Sérvia.
Entre 18 e 22 de julho, os grupos atuam em várias freguesias do concelho sadino, estando previstas ainda deslocações das formações a Coruche, no dia 19, e a Almada, a 21.
O festival integra ainda a programação da 20.ª edição da Festanima, nas Escarpas de São Nicolau, em Setúbal, a 18 de julho, às 20h30, encerrando com um espetáculo dos três grupos estrangeiros na sede do Rancho Folclórico de Praias do Sado, a 22 de julho, às 21h00.
O ponto alto é a atuação dos cinco grupos no dia 15 de julho, às 21h30, no Auditório José Afonso, no âmbito da 46.º Festival Nacional – 4.º Internacional de Folclore de Praias do Sado, evento que integra, desde janeiro de 2024, o International Organization of Folk Art (IOV), organização de preservação do património cultural popular em todas as suas formas com a cooperação da UNESCO.
No primeiro dia, 18 de julho, o Folk-Setúbal abre com os artistas a desfilarem pelas ruas da Baixa, às 17h00, seguindo-se uma sessão de boas-vindas pela Câmara Municipal de Setúbal, às 17h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Para dia 21 de julho, às 21h00, estão agendadas as participações das formações indiana, mexicana e sérvia no Parque do Morango, em Brejos de Azeitão.