Azeitão conhece propostas de melhoria de mobilidade urbana

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou a importância dos contributos da população para o enriquecimento de projetos para qualificação do território, de que foram exemplo duas propostas de mobilidade para Azeitão apresentadas.
“Contributos não faltaram e a nossa tarefa fica mais facilitada para fazer um território com mais qualidade de vida”, afirmou o autarca no final de uma reunião com a população realizada ontem à noite na Biblioteca de Azeitão, para apresentação de estudos de mobilidade para a urbanização das Várzeas e envolvente da EB 2,3 de Azeitão.
No plenário público, dinamizado no âmbito do programa “Ouvir a População, Construir o Futuro”, Câmara Municipal de Setúbal e Junta de Freguesia de Azeitão deram a conhecer propostas para melhoria de mobilidade urbana, as quais resultaram de necessidades auscultadas através do programa municipal de cidadania.
Em estudo, agora mais enriquecido com contributos da população, está a alteração de sentidos de trânsito na urbanização das Várzeas e na envolvente da EB 2,3 de Azeitão, para promover melhores condições de circulação e segurança rodoviária e pedonal, a par de mais estacionamento e ordenamento do espaço público.
No caso da urbanização das Várzeas, a proposta de melhoria de mobilidade passa pela alteração do atual esquema de trânsito, ficando, em traços gerais, as vias exteriores do bairro, a par das distribuidoras, com dois sentidos de circulação enquanto nas vias interiores o tráfego passa a ser feito apenas num sentido.
A solução, esclareceu o chefe da Divisão de Mobilidade e Transportes da Câmara Municipal de Setúbal, José Miguel Madeira, passa por “sentidos únicos de circulação no miolo da urbanização e dois sentidos nas vias distribuidoras exteriores, o que permite libertar espaço das vias”.
(….)