Arrábida sem carros garante segurança no acesso às praias
A Câmara Municipal de Setúbal aprovou no dia 17 de maio, em reunião pública, o programa que define as regras de acesso às praias do concelho na época balnear, com prioridade para a utilização do transporte público, para garantir segurança e mais comodidade.
A experiência de implementação do programa Arrábida Sem Carros e em Segurança em anos anteriores “é manifestamente positiva e reconhecida pelas diversas entidades com responsabilidades na gestão deste território”, uma vez que garante o acesso das populações às praias, a preservação ambiental, a salvaguarda das condições de segurança e as respostas de emergência e socorro, destaca a deliberação camarária.
Em 2023 é, novamente, adotado um conjunto de medidas relacionadas com a necessidade de prevenção e mitigação dos riscos naturais mistos e tecnológicos existentes e de assegurar as condições adequadas à circulação de viaturas de emergência e socorro.
Durante a época balnear, que vigora entre 3 de junho e 17 de setembro, na sequência da decisão da Comissão Municipal de Proteção Civil encontra-se encerrada à circulação de veículos e peões a Rua Círio da Arrábida, entre o túnel da Figueirinha e a Praia de Galapos, devido ao risco de queda de um bloco rochoso fraturado na encosta da serra.
Deste modo, não será possível garantir o acesso às praias de Galapos, Galapinhos e Creiro, a partir de Setúbal, via Figueirinha, mas apenas a partir de Azeitão ou a partir de Setúbal, via Azeitão, devendo os veraneantes deslocar-se a partir do Creiro a pé ou através da utilização de modos suaves de transporte, como trotinetas e bicicletas.
Mantém-se o condicionamento de trânsito automóvel às praias de Albarquel, Creiro e Portinho da Arrábida, devido à limitação de estacionamento naquelas áreas e por se tratar de acessos sem saída.
Durante a época balnear 2023, a circulação automóvel fica interdita diariamente, entre as 07h00 e as 20h00, entre o Creiro e a Praia de Galapos e no acesso à Praia de Albarquel.
Já no troço que conduz ao Portinho da Arrábida, a partir do cruzamento de acesso, a interdição de trânsito vigora entre as 07h00 e as 19h00.
A circulação nestes troços em que existem restrições de trânsito é autorizada a veículos de duas rodas, trotinetas, viaturas portadoras de dístico de residente, transportes públicos regulares, táxis e similares, autoridades e viaturas de emergência.
Há ainda o caso dos residentes, comerciantes e concessionários, que podem pedir cartões de acesso por requerimento disponibilizado na página do município ou pelo endereço de correio eletrónico praias@mun-setubal.pt.
A Câmara Municipal de Setúbal aposta, igualmente, num transporte público eficaz e fiável nas deslocações para as praias de modo a promover “a real salvaguarda dos bens naturais e biodiversidade” do Parque Natural da Arrábida e contribuir para “a diminuição da pegada ecológica municipal, com impactes positivos na trajetória da tão desejada neutralidade carbónica 2050”.
A entrada em vigor da rede metropolitana de transportes, em junho de 2022, e a possibilidade de utilização do passe Navegante no acesso às praias veio assegurar uma maior frequência, comodidade e qualidade dos serviços prestados, a custos mais controlados e uniformes.
A autarquia considera que este recurso de uso coletivo é “o meio de transporte mais eficaz, eficiente e equilibrado para a deslocação de pessoas para as praias do concelho, com um contributo muito positivo na gestão e sustentabilidade do ecossistema da Orla Costeira da Arrábida”.
Em 2023, o Arrábida Sem Carros e em Segurança dá continuidade à aposta na promoção da utilização do transporte público de passageiros nas deslocações para as praias, com ligação a Setúbal e Azeitão.
Uma das carreiras que fazem o transporte de passageiros para as praias, a 4470 Setúbal (ITS) – Praia do Creiro, promove a ligação de Setúbal à Praia do Creiro, via Vila Nogueira de Azeitão, por impossibilidade de ligação entre a Figueirinha e o Creiro.
Esta carreira tem saídas de Setúbal, diariamente, às 08h30 e às 13h00, e do Creiro para Setúbal às 14h15 e às 19h45.
Há ainda uma variante complementar, às 10h00 e às 18h30, que faz o percurso de ida e volta entre Brejos de Azeitão e a Praia do Creiro.
No caso da linha 4471 Praia de Albarquel Circular, a frequência da passagem dos autocarros é de 30 em 30 minutos, nos dias úteis, e a cada 20 minutos ao fim de semana.
Com um horário entre as 09h00 e as 20h00, esta linha tem paragens nas avenidas Luísa Todi e José Mourinho e no Parque Urbano de Albarquel.
Já a carreira 4474, que liga a Praia da Figueirinha a Setúbal, tem este ano um local de partida diferenciado que alterna entre o Terminal da Várzea e o Centro Comercial Alegro.
O percurso de regresso, de modo a permitir um melhor escoamento ao final do dia, é coincidente, incluindo paragens nos três terminais principais, designadamente a Várzea, ITS e Alegro.
Com uma frequência de 30 em 30 minutos, das 08h30 às 20h30, a carreira circular 4476 garante as ligações entre o parque de estacionamento da Secil, onde se pode estacionar a viatura particular, e a Praia da Figueirinha, em sistema de vaivém, que é gratuito para os utilizadores do Passe Navegante.
O Passe Navegante pode ser utilizado em todas as carreiras de transportes públicos para as praias do concelho sendo, igualmente, possível a aquisição de bilhetes de bordo e o serviço de carregamentos de Zapping, que consiste num título de transporte pré-pago que pode ser usado para quaisquer viagens em transporte público ocasional na Área Metropolitana de Lisboa, pelo carregamento nos cartões VIVA.
Este cartão, que pode ser adquirido e carregado nos postos de venda e máquinas de venda automática com montantes entre os 5 e os 40 euros, tem um custo associado de 0,50 euros e a validade de um ano a contar da data da aquisição.
O pagamento de viagens ocasionais também pode ser feito através da aquisição de bilhete de viagem a bordo, que além de ter um custo superior ao Zapping, tem validade apenas para uma só viagem.
A Câmara Municipal de Setúbal adverte que a aposta na utilização do transporte público apenas é possível com a disciplina da circulação viária em transporte individual e, em particular, do estacionamento nas bermas.
Para reforçar a necessidade de combater o estacionamento abusivo, a autarquia estabelece o incremento da sinalização rodoviária, designadamente de proibição de estacionamento, e formaliza e ordena os espaços de estacionamento para viaturas de duas rodas e rodado duplo.
No que respeita a parques de estacionamento automóvel, é disponibilizada a bolsa existente na Praia da Figueirinha, com capacidade para 240 lugares, tarifada de 1 de junho a 30 de setembro com um custo variável, dependendo do dia da semana e da época – baixa de 1 a 30 de junho e de 1 a 30 de setembro e alta de 1 de julho a 31 de agosto.
Já o Parque de Estacionamento da Secil, que dispõe de 180 lugares, está associado à utilização da carreira 4476 e não pode ser utilizado para outras formas de deslocação.
Será disponibilizada uma aplicação informática que permitirá a qualquer utilizador ter conhecimento prévio, em tempo real, dos lugares disponíveis existentes, assim como serão instalados painéis informativos eletrónicos centralizados de gestão do estacionamento nas interseções da Avenida Luisa Todi, Gávea e entrada do parque da Secil.
No Parque do Creiro, gerido numa colaboração entre o município e a Associação da Baía de Setúbal, as tarifas de ocupação foram atualizadas para valores de 5 euros, diário, e de 3 euros para uma tarde, com entradas a partir das 13h00.
O Centro Comercial Alegro também possibilita estacionamento livre aos utilizadores dos transportes públicos para as praias, nomeadamente da Linha 4474.