10/04/2025
In
Azeitão Institucional, Notícias de Azeitão
Sebastião da Gama evocado no dia em que faria 101 anos

O poeta Sebastião da Gama foi hoje evocado em Azeitão, no dia em que faria 101 anos, numa cerimónia onde o presidente da CMS, André Martins, salientou a importância de divulgar os protagonistas do concelho.
Na cerimónia realizada junto da estátua do “Poeta da Arrábida” no rossio de Vila Nogueira de Azeitão, o presidente afirmou que o centenário de Sebastião da Gama, que decorreu no ano passado, foi celebrado “com muita dignidade, muita participação e muito envolvimento”.
O autarca saudou a Associação Cultural Sebastião da Gama por “todo o empenhamento” e pela divulgação do poeta azeitonense, “da sua vida, da sua obra e das suas mensagens”, e os elementos da Casa da Poesia de Setúbal que declamaram poemas seus no final da cerimónia pela “dinâmica da arte de dizer” poemas.
“É uma forma de promover e divulgar a nossa cultura e as nossas gentes. Continua a missão de divulgar a nossa cultura e os seus protagonistas, de divulgar e promover Setúbal e Azeitão”.
O presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama, Lourenço de Morais, afirmou que Sebastião da Gama deixou “uma obra feita de ternura, simplicidade e um olhar profundamente humano”, fazendo da Natureza “uma companheira inseparável da alma”, além de ter sido “um exemplo de dedicação ao outro” enquanto professor e cidadão e um “sinal de esperança e de liberdade” mesmo nos dias mais difíceis.
“Celebramos o legado de um poeta cuja voz, embora breve, ressoou profundamente no coração da nossa terra”, sublinhou, considerando que Sebastião da Gama “partiu cedo deste mundo”, com apenas 27 anos, mas deixou “o essencial, uma lição de beleza, coragem e autenticidade”.
Francisco Palma, do executivo da JFA, saudou o “poeta da Serra Mãe”, sublinhando que “Sebastião da Gama é uma das maiores referências de Azeitão do ponto de vista cultural” e que as comemorações do 101.º aniversário do seu nascimento prosseguiam à tarde, com uma visita guiada à Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, e na manhã de sábado, com um peddy-paper.

