25 de Abril: Livro reúne testemunhos de 50 mulheres

Sónia Paulo, Presidente de Junta de Freguesia de Azeitão, esteve presente na apresentação do livro “Liberdade no Feminino”, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, do qual fez parte a Convite de Alexandrina Pereira.
“Liberdade no Feminino”, coordenado por Alexandrina Pereira, reúne testemunhos de 50 mulheres, de várias faixas etárias e estratos sociais, sendo uma iniciativa apoiada pela Câmara Municipal e integrada nas comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril em Setúbal, “Venham Mais Vinte e Cincos”.
Após afirmar que o livro “serve para olhar para o passado pelos olhos de quem o viveu, mas também pelas memórias de quem ouviu a mãe contar como vivia, de quem sentiu a pobreza transmitida pela voz do pai”, André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, citou o testemunho de Cátia Oliveira, nascida 10 anos depois da Revolução e hoje conhecida em todo o país como A Garota Não.
Alexandrina Pereira agradeceu à Câmara Municipal por tê-la convidado para a comissão das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e depois por ter integrado o projeto “Liberdade no Feminino” no programa comemorativo.
Agradeceu depois o apoio das juntas de freguesia de Azeitão e de São Sebastião e da União das Freguesias de Setúbal, bem como, entre outros, ao historiador Diogo Ferreira e a todas as mulheres, com idades entre os 40 e os 83 anos e “de todas as classes sociais”, que aceitaram partilhar as suas histórias de vida.
“Leiam todos os depoimentos, porque a beleza está aí, na diferença de cada uma”, afirmou a coordenadora do livro.
No final, “como uma forma singular de agradecimento”, a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, que também tem um testemunho no livro, entregou um ramo de flores e uma imagem de José Afonso a Alexandrina Pereira. “Eu cresci em liberdade e percebi aqui o que algumas pessoas e algumas famílias passaram. É importante que eu saiba, mas é muito mais importante que o meu filho saiba”, notou.