Festas de Nossa Senhora da Saúde em Vila Fresca de Azeitão

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde, com mais de três séculos de existência, realizam-se até domingo em Vila Fresca de Azeitão com um programa recheado de música, cavalhadas à antiga portuguesa e celebrações religiosas.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, acompanhada da vereadora Rita Carvalho, e a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, inauguraram ontem à noite as festividades, que decorrem junto da Igreja de S. Simão.
“Estas festas decorrem num local maravilhoso do concelho de Setúbal, em Vila Fresca de Azeitão, e apelam ao convívio familiar”, afirmou Carla Guerreiro após o hastear das bandeiras e a tradicional volta inaugural pelo recinto, composto com stands de artesanato e tasquinhas gastronómicas.
Para Sónia Paulo, o evento, que completa 301 anos existência, “marca a agenda do território azeitonense”, numa organização a cargo da Sociedade Filarmónica Providência e da Paróquia de S. Simão, com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de Azeitão.
Sem estes apoios, garantiu o presidente da direção da Sociedade Filarmónica Providência, Jorge Sousa, “não seria possível realizar as festividades”, que “têm como pontos altos as cavalhadas à antiga portuguesa e a procissão em honra de Nossa Senhora da Saúde”.
No último dia dos festejos, domingo, a partir das 15h00 é celebrada uma missa na igreja seguida de procissão solene em honra de Nossa Senhora da Saúde, que percorre as ruas de Vila Fresca e de Vendas de Azeitão acompanhada pela banda da Sociedade Filarmónica Providência.
A banda, dirigida pelo maestro Cristiano Vieira Dias, regressa para um concerto, às 21h30. As atuações do grupo de rock Os Alta Rotação, a partir das 22h30, e do duo Jorge Nice e João Neves encerram os quatro dias do certame realizado desde 1723.