⚠Agravamento das condições meteorológicas ⚠

As condições meteorológicas em Setúbal devem sofrer um agravamento nas próximas horas, com precipitação intensa, vento e agitação marítima fortes, quadro propício à ocorrência de inundações. O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu aviso de nível “Laranja” para o distrito de Setúbal, a vigorar entre as 06h00 de quinta e as 19h00 de sexta-feira.
As previsões apontam para períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, podendo ser acompanhados de trovoada, vento de sudoeste com rajadas até 110 km/h e agitação marítima forte.
O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal alerta que tendo em conta a situação de forte precipitação, o risco de inundações aumenta consideravelmente.
Em função deste quadro meteorológico adverso, é expectável que o piso rodoviário fique escorregadio e se formem lençóis de água, aumente a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem, bem como de inundações por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis e de inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem.
MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO
O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros recomenda a adoção das seguintes medidas de autoproteção:
– Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
– Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;
– Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.
Recomenda-se ainda:
– Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
– Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atenta para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte;
– Evitar passeios junto à costa;
– Não praticar atividades relacionadas com o mar;
– Evitar o estacionamento de veículos próximo da orla costeira e zonas ribeirinhas;
– Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
Em caso de dúvida, deve ser contactado o Centro Municipal de Operações de Socorro, através da aplicação “Setúbal SOS” ou pelo Número Municipal de Socorro 800 212 216.