Vila Fresca de Azeitão festeja com cavalhadas há 300 anos

Os presidentes da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo e da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, inauguraram ontem, em Vila Fresca de Azeitão, a edição do 300.º aniversário das Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde.
Na primeira noite da edição de 2023 das festas que dinamizam as tradicionais cavalhadas à antiga portuguesa, André Martins e Sónia Paulo, acompanhados da vice-presidente da Câmara, Carla Guerreiro, e da vereadora Rita Carvalho, içaram as bandeiras no recinto junto da Igreja de S. Simão e assistiram a um espetáculo de fados.
A cerimónia, que incluiu o hastear das bandeiras, foi acompanhada da interpretação do Hino de Azeitão pela Sólido Big Band, do Grupo Musical e Desportivo União e Progresso, tendo-se seguido o início de um tríduo religioso, com oração do terço, que se repete nos dias 8 e 9, às 20h30.
O programa do primeiro dia prosseguiu com a música da Solidó Big Band e terminou com um espetáculo de fados, iniciado cerca das 22h30.
No dia 8, sexta-feira, após a celebração da missa Natividade da Nossa Senhora, às 21h00, a animação musical está a cargo do grupo musical Ecos, do Centro Social Cultural e Desportivo da Quinta do Conde, que atua a partir das 22h00, e do conjunto Semibreve que dinamiza o baile com início às 23h00.
A 9, sábado, a noite é reservada à música. Às 22h00, há baile com Fátima Dias e, a partir das 00h00, animação com o DJ Tó Patronilho.
No último dia dos festejos, 10 de setembro, domingo, a partir das 15h00 é celebrada uma missa seguida de procissão solene em honra de Nossa Senhora da Saúde, que percorre as ruas de Vila Fresca e de Vendas de Azeitão acompanhada pela banda da Sociedade Filarmónica Providência.
A banda, dirigida pelo maestro Cristiano Vieira Dias, regressa para um concerto, às 21h30. A atuação de Belito Campos, a partir das 22h30, encerra os quatro dias do certame realizado desde 1723.
A Festa em Honra de Nossa Senhora da Saúde é organizada pela Sociedade Filarmónica Providência e pela Paróquia de S. Simão, com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal, da Junta de Freguesia de Azeitão e da Secil.