Apoio Financeiro – Parceria: Programa Nacional de Educação Ambiental Eco-Escolas 2021-2022

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou ontem, em reunião pública, a atribuição de um apoio financeiro à Associação Bandeira Azul da Europa para comparticipar a inscrição de 23 estabelecimentos de ensino no Programa Nacional de Educação Ambiental Eco-Escolas.

O programa, de âmbito europeu, tem como objetivo desenvolver a sensibilização e a promoção da qualidade ambiental no município através das escolas e outras entidades que a ale aderem por sua iniciativa.

O município de Setúbal, parceiro neste programa de forma ininterrupta desde o ano letivo de 2011-2012, pretende continuar a apoiar os estabelecimentos e instituições de ensino inscritos e contribuir para o desenvolvimento do projeto no concelho.

No ano letivo de 2021-2022, inscreveram-se 23 instituições de ensino do concelho com as quais a Câmara Municipal assume o compromisso de parceria através da assinatura dos Termos da Parceria ABAE – Município de Setúbal 2021-2022.

A parceria contempla a atribuição de um apoio financeiro no valor de 1610 euros à Associação Bandeira Azul da Europa, correspondendo à contribuição simbólica de 70 euros por cada estabelecimento inscrito.

As quatro escolas que constituem o polo de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal, designadamente Escola Superior de Saúde, Escola Superior de Ciências Empresariais, Escola Superior de Educação e Escola Superior de Tecnologia aderiram ao Eco-Escolas, o que demonstra “a transversalidade deste programa que abrange instituições desde o ensino pré-escolar até ao ensino superior”, sublinha a deliberação camarária.

A autarquia realça, igualmente, a adesão da totalidade das sete escolas do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, sendo mais uma vez Eco-Agrupamento do Concelho, o que constitui um “distintivo natural e merecido tendo em conta o percurso e compromisso das escolas deste agrupamento com o ambiente”.

Inscreveram-se ainda no programa no ano letivo 2021-2022 o Colégio Adventista de Setúbal, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Escola Primária Santa Ana, Centro Paroquial Nossa Sra. Anunciada / Jardim de Infância Aquário e LATI – Valência de Jovens.

EB 2,3 de Azeitão, Escola Básica Barbosa du Bocage, Creche e Jardim de Infância do Arco Íris, Escola Profissional de Setúbal, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental e Escola Secundária 2,3 Lima de Freitas completam a lista.

A autarquia considera “muito importante não só a continuidade deste apoio às escolas participantes, mas também o incentivo a uma maior adesão das que não estão ainda familiarizadas com o programa”.

É objetivo fulcral do município tornar o concelho cada vez mais sustentável, reconhecendo a melhoria do bem-estar de todos com a implementação de políticas que visem a utilização racional dos recursos naturais e a informação clara e rigorosa aos munícipes.

“Neste sentido, um programa como o Eco-Escolas que ajuda a criação de práticas mais sustentáveis junto da comunidade escolar é uma mais-valia para o incremento da literacia ambiental da população”, conclui a deliberação camarária.